Intel Sandy Bridge

Bom, nada melhor do que começar o blog falando sobre essa nova arquitetura da Intel, os processadores da familia Sandy Bridge da Intel não veio com nenhuma tecnologia nova que deixa o mercado de boca aberta, assim como foi com a Tecnologia no Turbo Boost na primeira familia i3, i5 e i7, porém veio apenas aperfeioçoando as tecnologias já usadas nos antigos processadores da mesma familia, até porque time que esta ganhando não se meche.

Com a vinda desses novos processadores o mais comentado é, fabricação em 32nm, suporte ao conjunto de instruções AVX, aperfeiçoamento da tecnologia Turbo Boost que agora é conhecida como Turbo Boost 2.0, e socket 1555 pinos.

Visto por cima, nada de muito importante mudou, ja que os antigos processadores como por exemplo o i5 750 também tinha a tecnologia Turbo Boost (porém a "1.0") então o que mudou nesses novos processadores alem do socket e o nome?

O Turbo Boost 2.0 promete melhor gerenciamento de energia, assim fazendo com que o processador gaste menas energia, automaticamente esquente menos, e assim podendo alcançar o Clock maximo de Turbo Boost com mais facilidade caso seja preciso, o que pode ter um ganho muito grande de desempenho.

Com o novo metodo de fabricação de 32nm os novos processadores i5 da geração Sandy Bridge terão um ganho overclock muito grande, ja que os antigos Core i5 Quad Core (750 e 760) eram 45nm e ja tinham um poder de overclock muito grande, chegando facilmente a 4Ghz com um bom AirCooler, já o novo i5 2500k que é a versão com multiplicador de clock destravado (o que na linha AMD é conhecido como Black Edition) chega facilmente a 5Ghz, um numero assustador para alguns usuários.

Em geral também podemos esperar muito dos proximos notebooks com os processadores Sandy Bridge, já que os novos processadores consegue uma boa economia de energia, o que faz com que as baterias dos notebooks durem mais, e o desempenho é muito superior a antiga linha de processadores para notebook.

Vale lembrar também que com a vinda do Sandy Brie vedgio as novas IGP's conhecidas como Intel GMA 200 HD, que também vai ter Turbo Boost assim aumentando a sua frequencia de trabalho temporariamente caso nescessário, e em alguns testes ela demonstra se dar bem em jogos casuais, porém nada grandioso, e ela também demonstra muito boa na conversão de videos e na visualização de videos em Full HD.

Em uma pequena análise dos novos processadores Intel, podemos ver que vão se da muito bem no mercado, porém começo a ver que o socket 1366 também deve ser substituido pois vai começar haver uma disputa entre sockets, ja que em desempenho o socket 1555 é bem superior a 1556 e o propio 1556 ja era um grande inimigo dos 1336, e também me faz pensar na AMD, o que esperar dos Bulldozer? A AMD vai ter que fazer processadores topo de linha, ja que os Phenom II X6 não conseguiu espaço no mercado e o desempenho deixa a desejar, o Phenom II X4 já não consegue mais fazer frente aos processadores Intel. Então que venha os Bulldozer's esquentar o mercado e tirar essa superioridade da Intel, não que eu tenha algo contra empresa, porém isso pode acarretar em um certo "monopólio",  oq ue deixa preços altos demais.

Images dos testes retiradas do site Anandtech.com 

Images dos testes retiradas do site Anandtech.com 
Assista o video de um usuário provando que o Core i5 2500k chega facilmente a 5Ghz com um AirCooler no post
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Vodka e Informatica